terça-feira, 11 de setembro de 2007

Configuração do eMule 0.48a (parte 2)

NOTIFICAÇÕES

Mensagem Popup
: Nessa opção você define como e o que será tocado quando um evento ocorrer.

Houver novas informações no registro: Tudo que aparecer em Servidores - Log será exibido como pop-up. Deixe desativado!

Iniciar uma nova sessão de bate-papo: Ao iniciar uma nova sessão em Mensagens ou bate-papo é mostrado um pop-up. Deixe desabilitado!

Adicionar download: Sempre que um download for adicionado via link web/irc ou pesquisa é mostrado um pop-up. Deixe desativado!

Finalizar download: Sempre que um download for concluído é mostrado um pop-up. Habilite esta opção!

Nova versão do eMule encontrada: Uma notificação aparece se o eMule detectar uma nova versão que pode ser baixada em emule-project.net. Deixe desabilitado!

Não houver espaço em disco, conexão perdida com o servidor: Se o espaço em disco se esgotar, o status dos downloads serão colocados como pausados ou no caso de um arquivo já completo como errôneo. Deixe habilitado, pois essa informação é muito importante!

Habilitar Notificações por e-mail: Deixe todas as opções desabilitadas nessa caixa!

ESTATÍSTICAS

Se você costuma ver os gráficos do eMule para ver como anda sua conexão, suas taxas de Downloads, Uploads e até ver a quanto tempo o seu eMule está ligado, essas as opções devem ficar com valores baixos, porém, não recomendo fazer isso pois consome muita memória, deixe os ponteiros no "máximo" como mostra a figura, estas estatísticas dificilmente serão usadas, por isso é bom deixar que o emule às atualize a cada 100 seg, assim economiza memória!

MENSAGENS E COMENTÁRIOS

Filtrar Mensagens Contendo
: Copie e cole esse texto por cima do que já existe: ( ZamBoR 2|eMule FX|DI-Emule V.2.0|L33cher Team ). Assim, as mensagens com propaganda mais conhecidas serão filtradas e você não vai recebê-las.

Aceitar somente de amigos: Todas as mensagens exceto dos usuários adicionados à lista de amigos irão ser bloqueadas. Aconselho deixar desabilitado, para que qualquer um da rede entre em contato com você!

Aceitar somente de clientes válidos: Esta configuração certifica-se de que as mensagens somente serão aceitas se o cliente remetente for válido e não parecer ser falso. Esta configuração deve ser ligada!

Filtro de Spam Avançado: O Filtro de Spam Avançado irá checar todas as mensagens de entrada. Se qualquer dos seguintes critérios de filtro for encontrado, o remetente da mensagem será ignorado. O spam será ignorado somente até o final da sessão atual.


Um endereço da web ou URL é enviada no primeiro contato

O usuário já enviou 5 mensagens sem receber nenhuma resposta
Usuários na lista de amigos nunca serão marcados como spammer. Deixe ativado!

Show Smileys: Ele permite que aparece smileys (emoticons) durante as conversas. Deixe habilitado!

Usar ícone para indicar downloads com comentário/avaliação: É muito importante que você deixe essa opção ativada, isso garante a você verificar a qualidade de um download antes de fazê-lo. Habilite!


Obs: É muito importante você classificar os seus arquivos, ajuda muito na hora de compartilhar

Para classificar seus arquivos você vai em arquivos na Barra de Tarefas do eMule, como mostar a figura abaixo:

Depois, encontre o arquivo que deseja fazer comentário e clique com o botão direito, aparecerá uma janela como na figura abaixo:

Clique onde está "alterar o comentário deste arquivo..." e vá para uma página como esta da figura abaixo, onde você pode fazer seus comentários e "principalmente" classificá-lo.

Para saber mais sobre os ícones do eMule, clique aqui!

SEGURANÇA

Filtro de Servidores: Deixe essa opção habilitada! Na parte "Atualizar a URL de:" coloque esse endereço: http://www.socine.org.br/files/ipfilter.zip
Clique em Carregar e espere fazer o download. O tamanho do arquivo tem, mais ou menos, 3MB. Caso trave a transferência, clique em Carregar de novo que vai continuar de onde parou. Desse modo, os arquivos e fontes falsos mais conhecidos serão filtrados pelo eMule e você não vai baixá-los por engano.
Vêem meus arquivos: Esse recurso permite a seus amigos da lista, ver todos os arquivos que você compartilha. Com esta opção a resposta para uma solicitação de Visualizar Arquivos Compartilhados é atribuída como sim automaticamente. Pra sua segurança aconselho deixar essa opção desabilitada.

Habilitar protocolo de ofuscamento: é importante ativar essa opção, pois mesmo você tendo ID Baixa, sua velocidade de download ainda será boa. Essa é uma nova tecnologia (usada a partir da versão 0.47b) para melhorar a velocidade de downloads dos usuários. Habilite!

Permitir somente conexões ofuscadas: Se habilitado essa opção, você só conseguirá se conectar a servidores com conexões ofuscadas. Não habilite essa opção!

Desabilitar suporte a conexões ofuscadas: Se habilitar essa opção provavelmente, não conseguirá conectar-se a nenhum servidor. Deixe desabilitado.

Usar identificação segura: É recomendado usar a identificação de usuário segura. Para mais informações sobre este tópico veja aqui.

Executar eMule como usuário não privilegiado: Habilite essa opção apenas se você for um desenvolvedor e quer alterar o funcionamento do eMule, sabendo que o emule é um "software livre". Mais informações clique aqui. Caso contrário deixe desabilitado.

Habilitar Filtro de Spam para resultados de pesquisa: Para não fazer download de arquivos contendo "Spam", habilite essa opção!

CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS


Não mexa em nenhuma opção dentro do painel, deixe como padrão (default)!

Tamanho do buffer do arquivo: Alguns sistemas podem exibir uma "gagueira" quando o eMule excita seus buffers de arquivo. Abaixar o tamanho do buffer pode ajudar neste caso mas irá resultar em uma atividade de disco mais alta causada pelo eMule como dados sendo escrito para o disco mais freqüentemente. Configurar o tamanho do buffer muito baixo pode reduzir severamente a performance do eMule, porém, se aumentar o buffer reduzirá a atividade de disco, mas o risco de perda de dados é mais alto e devem ocorrer problemas. Portanto deixe em 256.00KB, como na figura. É o recomendável!

Tamanho da fila: Deixe o valor como está na figura! É o recomendável!

Pronto, você acabou de configurar seu eMule, agora só falta configurar o anti-vírus e o Firewall do Windows para liberar as portas.
O anti-vírus que eu uso é o Kaspersky (Muito bom! Recomendo.), portanto mostrarei como liberar a portas usando o "Kaspersky Iternet Security".
Primeiramente vá até o ícone do anti-vírus na bandeja do sistema, clique com o botão direito e entre em configurações, como mostra a figura:

Depois aparecerá essa janela:

Aqui você tem duas opções: 1ª - você desmarca a caixa "Habilita Firewall"
2ª - você puxa a barra deslizante até "Permitir todos"
Qualquer uma das modificações implicará no mesmo resultado.
Clique em "OK" e pronto o anti-vírus está com as portas liberadas.
Caso seu anti-vírus não seja o Kaspersky, as modifição só deve ser feita em anti-vírus que contenham no nome, as palavras "Internet Security" e "Firewall", salvo as exceções.

Agora, finalmente vamos configurar o Firewall do Windows para liberar as portas do eMule.
Vá na barra de tarefas e clique em "", depois " = Painel de Controle" e depois " = Firewall do Windows", feito isso aparecerá a seguinte tela:

Clique na aba "Exceções" e veja a seguinte tela:

Provavelmente o eMule já estará listado aí (como mostra grifado em verde na figura acima), porém é necessário liberar as portas TCP e UDP do eMule para que ele funcione com uma boa velocidade. Para isso clique em "Adicionar Porta..." e faça como na figura abaixo:
[clique na imagem para ampliar]

Faça o mesmo para a porta UDP, somente mudando o número da porta, assim:

Feito isso, a tela na aba "Exceções" é pra ficar assim:

Prontinho, seu eMule está pronto para funcionar a todo vapor (de acordo com a banda de sua conexão, é claro).
Para verificar se seu ID está alto ou baixo, veja na tela do eMule em Servidores, no canto inferior direito, deve ficar assim:

Boa sorte a todos, muitos Downloads e ate + !

Quero agradecer ao Vitor Lamas Gatti ao Labam e ao Sandro Ferron que me deram muita inspiração e ajudaram muito com informações sobre o eMule.

Conheça o Tutorial do Vitor: http://www.tutorialemule.rg3.net/
Conheça o Tutorial do Labam: http://www.labam.kit.net/emule_files/emule.htm